Sobrenome patronímico ibérico com origem basca, procedendo do nome próprio Vasco. Este, por sua vez, tem origem no étimo basa, “lugar de vegetação viscosa”, mais tarde sinônimo de campo, em oposição a uma povoação.
Na Espanha, onde o sobrenome é mais comum, existem as variações Vásquez, Básquez e também Velázquez. Em português, Vasques ou Velasques. A forma Vaz também tem origem em Vasco e há famílias Vaz surgidas da corrupção da forma Vasques (Vazques).
Em Portugal, entre os mais antigos nomes está o de Rui Vasques, cavaleiro do reverendo dom Vasco de Ataíde, prior da Ordem dos Hospitalários, que tomou parte das expedições na África e em lutas na Espanha. Pelos serviços prestados, o rei dom Afonso V (1432-81) o fez fidalgo, concedendo-lhe brasão de armas em 1476.
No Brasil, o sobrenome chegou no século 17, entre outros, com Martim Correia Vasques, governador provisório do Rio de Janeiro (1697-1700). Também no Rio, o alcaide-mor do fisco Tomé Corrêa Vasquez recebeu sesmaria no começo do século 18.
Em suas várias formas, o sobrenome é encontrado entre famílias de judeus sefarditas.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista e editora Mariana Vasques e o ilustrador e cartunista Edgar Vasques.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA