Sobrenome espanhol, com origem no latim ora (e daí uera), “à margem”, “borda ou extremidade”, expressão que indicava uma região ou terreno entre rios ou serras. Vera é nome de localidade em Navarra e na Andaluzia. Um dos nomes mais antigos conhecidos é o do fidalgo aragonês Fortún Sanz de Vera, que viveu no século 12. Na Espanha, entre os nomes destacados, mencionamos Diego de Vera, militar, capitão de infantaria e alcaide-mor de Badajoz. Há famílias também que se estabeleceram em Portugal a partir do século 17 e, de lá, migraram para a América.
No Brasil, entre as famílias mais antigas, temos a de João Veras Ferreira, que se casou no Rio de Janeiro, em 1718, com Ana Maria Nascentes e com ela teve os filhos Joaquim Veras, capitão de ordenanças e morador em Marapicu, próximo a Nova Friburgo, e Francisco Veras, capitão de ordenanças e proprietário de um engenho de açúcar na Freguesia do Irajá. Há ainda famílias Veras chegadas no século 19 e estabelecidas no Nordeste brasileiro.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o poeta Paulo Veras (1953-83) e o escritor Marcus Veras.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA