Sobre Nomes

Veras, Vera

Sobrenome espanhol, com origem no latim ora (e daí uera), “à margem”, “borda ou extremidade”, expressão que indicava uma região ou terreno entre rios ou serras. Vera é nome de localidade em Navarra e na Andaluzia. Um dos nomes mais antigos conhecidos é o do fidalgo aragonês Fortún Sanz de Vera, que viveu no século 12. Na Espanha, entre os nomes destacados, mencionamos Diego de Vera, militar, capitão de infantaria e alcaide-mor de Badajoz. Há famílias também que se estabeleceram em Portugal a partir do século 17 e, de lá, migraram para a América.

No Brasil, entre as famílias mais antigas, temos a de João Veras Ferreira, que se casou no Rio de Janeiro, em 1718, com Ana Maria Nascentes e com ela teve os filhos Joaquim Veras, capitão de ordenanças e morador em Marapicu, próximo a Nova Friburgo, e Francisco Veras, capitão de ordenanças e proprietário de um engenho de açúcar na Freguesia do Irajá. Há ainda famílias Veras chegadas no século 19 e estabelecidas no Nordeste brasileiro.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o poeta Paulo Veras (1953-83) e o escritor Marcus Veras.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA