Sobrenome ibérico, com origem no nome próprio Vicente, do latim Vincens ou Vincentis, “vencedor do mal”, de vinci, vincere, “ser vencedor”, “triunfar”. É um nome de origem cristã, que se tornou popular por devoção a São Vicente (também conhecido como Vicente de Saragoça), mártir espanhol do século 4. Outro nome de religioso muito conhecido é o de São Vicente de Paulo (1581-1660), sacerdote francês.
Além de Vicente (ou Vicencio, Vicenti, entre outras), existem variadas formas, em outros idiomas, como Vicenzi e Vicenzo (em italiano), Vincent (francês e inglês) e Vinzenz (alemão). Especialmente na Península Ibérica, era e ainda é muito usado como prenome.
No Brasil, o nome da família está presente desde, pelo menos, o século 18, quando o açoriano Antonio Rodrigues Vicente recebeu terras no Rio Grande do Sul, em 1789. Há ainda imigrantes espanhóis e portugueses registrados no final do século 19.
Entre as personalidades deste sobrenome, merece destaque Gil Vicente (ca. 1465-1536), grande dramaturgo e poeta português.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA