Sobre Nomes

Vicente

Vitral de igreja representando São Vicente de Paulo

Sobrenome ibérico, com origem no nome próprio Vicente, do latim Vincens ou Vincentis, “vencedor do mal”, de vinci, vincere, “ser vencedor”, “triunfar”. É um nome de origem cristã, que se tornou popular por devoção a São Vicente (também conhecido como Vicente de Saragoça), mártir espanhol do século 4. Outro nome de religioso muito conhecido é o de São Vicente de Paulo (1581-1660), sacerdote francês.

Além de Vicente (ou Vicencio, Vicenti, entre outras), existem variadas formas, em outros idiomas, como Vicenzi e Vicenzo (em italiano), Vincent (francês e inglês) e Vinzenz (alemão). Especialmente na Península Ibérica, era e ainda é muito usado como prenome.

No Brasil, o nome da família está presente desde, pelo menos, o século 18, quando o açoriano Antonio Rodrigues Vicente recebeu terras no Rio Grande do Sul, em 1789. Há ainda imigrantes espanhóis e portugueses registrados no final do século 19.

Entre as personalidades deste sobrenome, merece destaque Gil Vicente (ca. 1465-1536), grande dramaturgo e poeta português.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA