Sobrenomes toponímicos com origem nas Penínsulas Ibérica e Italiana. Derivam do latim villa ou villae, o que no tempo da antiga Roma designava uma casa de campo, uma quinta ou granja. Em português, com o tempo, passou a designar uma povoação de categoria inferior a cidade. Em Portugal, nomeia algumas localidades, como Vilar, no concelho de Vila do Conde. Na Espanha, os topônimos deram origem a muitos sobrenomes, tais como Villas, Villares e Villano, entre muitos outros. O mesmo ocorre na Itália: Villa, Villani, Villas, Villar e Villari. Não há, no entanto, ligação alguma entre as famílias, salvo a raiz etimológica do sobrenome.
No Brasil, esta identificação familiar chegou no século 18 com o capitão português Bento da Costa Vilar, nascido em Nossa Senhora do Vilar. Estabelecido na Paraíba por volta de 1730, ele se casou com Thereza Joaquina de Andrade, dando origem a uma numerosa família. Outros imigrantes chegaram ao longo do tempo. Os italianos desembarcaram no século 19. Entre muitos outros, mencionamos Alessandro Villa (1887) e Carlo Villani (1888).
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o sacerdote Galdino da Costa Vilar, presidente da Paraíba (1822 e 1831-2), o historiador Marco Antonio Villa e o jornalista Gustavo Villani.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA