Sobrenome toponímico ibérico, com origem na forma diminutiva do substantivo “vila”, do latim villa ou villae, que originalmente designava uma casa de campo, uma quinta ou uma granja. Em português, com o tempo, passou a designar uma povoação de categoria inferior a uma cidade. Uma vilela era uma vila pequena. Em Portugal, há diversas localidades com este nome, entre elas a freguesia de Vilela em Arcos de Valdevez (extinta em 2013), de onde alguns tomaram o sobrenome.
No século 16, há registros de nomes como o de Antão Villela, que viveu nos Açores e deixou descendentes que migraram para o Brasil, e o do padre Gaspar Villela, nascido em Portoalegre, Portugal, que foi missionário no Japão.
No Brasil, o sobrenome chegou com os europeus, já no começo do século 16, com Pedro Colaço Villela, que foi capitão-mor de São Vicente (1561-2 e 1572-3). Entretanto, há diversas famílias espalhadas pelo Brasil. Em Minas Gerais, um tronco importante descende do fazendeiro e capitão Francisco Joaquim Vilela (1796-1868). Em Alagoas, o político Teotônio Brandão Vilela (1917-83) deu nome ao município alagoano de Teotônio Vilela.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor mineiro Luiz Vilela e a jornalista Heloísa Villela. O ator Diogo Vilela não é da família e sim o nome artístico de José Carlos Monteiro de Barros.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA