Sobrenomes toponímicos portugueses, com origem em Villaboa, termo de Beja, região sul de Portugal, ou na quinta do paço de Vilas Boas, em Avrô, termo de Barcelos, norte de Portugal.
O nome vem do latim villa ou villae, que no tempo da antiga Roma designava uma “casa de campo”, uma “quinta” ou “granja”. Alguns historiadores afirmam que a origem estaria nos irmãos franceses Hugo e Jacques de “Villasbens”, que chegaram a Portugal no século 13 e aportuguesaram o nome. Outra história diz que o sobrenome surgiu após o rei d. Sancho II (1209-48) ofertar a dois irmãos florentinos duas “vilas boas” como presente pela ajuda na guerra contra Castela.
Os Vilas-Boas (ou Villas Boas e ainda Villas-Bôas) descendem de Diogo Fernandes de Vilas-Boas, senhor da quinta do paço de Vilas Boas, que viveu no século 14, durante o reinado do rei d. Pedro I de Portugal (1320-67). Já os Vila Boa (ou Villaboa) descendem do mestre Manuel de Vila Boa (de Beja), que recebeu do rei d. João III (1502-57) permissão para o uso do sobrenome e do brasão de armas em 7 de maio de 1550. Na Espanha, encontramos Villaboa e Villabona. Por corrupção na escrita, pode haver descendentes com a mesma origem, mas com a forma escrita diferente.
No Brasil, há registros da família desde o século 17 (na Bahia, Maranhão e São Paulo) e século 18 (Minas Gerais). Entre outros, mencionamos Pedro Casado Villas Boas, filho de João Fernandes Casado e Catarina Villas Boas, nascido em 1625, provavelmente em São Paulo; e João de Aguiar Villas Bôas (1630-90), filho dos portugueses Domingos de Andrade e Violante de Villas Bôas, nascido em Angola e casado em Santo Amaro da Purificação, Bahia, em 1650, com a baiana Catarina. Também há imigrantes chegados no século 19.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos os irmãos sertanistas Orlando (1914-2002), Cláudio (1916-98) e Leonardo Villas-Bôas (1918-61), e a jornalista e apresentadora Ticiana Villas Boas (1980).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA