Sobrenomes italianos com origem no latim vulpes, “raposa”. Está ligado à característica de um ancestral, como astúcia ou habilidade. A forma Volpato é típica da região do Vêneto, enquanto Volpatti é mais comum no Friuli. Existem ainda variações como Volpini, Volpati, Volpat, entre outras.
No Brasil, na segunda metade do século 19, há registros de chegada de imigrantes Volpato em vários estados. Entre os pioneiros, temos Antonio Volpato (1841-81), de Piombino, em Pádua, Itália, chegado com a esposa no travessão Thompson Flores, colônia de Caxias, no Rio Grande do Sul, em 14 de junho de 1879. Além dele, entre muitos outros, temos Angelo Volpato (chegado a São Paulo em 1887) e Domenico Volpato (Espírito Santo, 1888).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista e apresentadora de televisão Regina Volpato e o empresário, gestor e palestrante Eduardo Volpato.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA