Watanabe (ou Watabe) é um dos nomes de família mais comuns no Japão – especialmente na região leste do arquipélago. É um sobrenome com origem na atividade profissional, já que wata significa cruzar, enquanto be quer dizer borda ou beirada. Ou seja, alguém responsável pela travessia de rios ou lagos; ou uma guilda de barqueiros.
Alguns portadores do sobrenome seriam descendentes do Minamoto no Toru (822-95), filho do imperador Saga (789-842) e importante poeta da literatura japonesa.
O membro mais famoso da família é o quase lendário samurai Watanabe no Tsuna (953-1025). Outro nome conhecido da história japonesa viveu no século XVI. Watanabe Moritsuna (1542-1620) lutou com Tokugawa Ieyasu, o primeiro xogum Tokugawa, cujo poder durou de 1600 até 1868, nas batalhas de Anegawa, Mikatagahara e Nagashino.
No Brasil
A primeira família Watanabe chegou a São Paulo em 18 de junho de 1908, no Kasato Maru, o primeiro navio com imigrantes japoneses chegados ao país. Até a década de 1960 várias outras chegaram ao país.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Tetsuo Watanabe (1940-2013), fundador da Igreja Messiânica e da Faculdade Messiânica no Brasil, e o escritor e diretor de cinema japonês Shinichiro Watanabe.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA