Sobrenome alemão, com origem na característica física ou comportamental de um ancestral. Vem do médio alto-alemão wiz (hoje Weiss), “branco ou brilhante”, usado para alguém de cabelos claros em distinção a alguém de cabelos escuros; ou de wis (weise), “sábio”, “instruído ou educado”.
Em alguns casos específicos, pode indicar um toponímico, com um ancestral tendo origem em Weiss (em Colônia), Weis (Neuwied) ou Weissen (em Brandenburgo, Turíngia e Baviera). Daí existem também Weisse e Weisser. Em qualquer das formas, em alemão é usual o eszett (ß), assim temos Weiß.
Entre os nomes mais antigos encontrados, encontramos o missionário “Uodalrich der Wisse”, em Würzburg, em 1136, e “Cunrat der Wisse”, mencionado em Freiburg, em 1290. Weiss/Weiß é um sobrenome usado também por famílias de origem judaica.
No Brasil, entre os primeiros a chegar, mencionamos o criado Eduard Weiss, chegado a Joinville, Santa Catarina, em 14 de julho de 1857. Veio de Hamburgo, na Alemanha, a bordo do navio Canton.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o ator e diretor Arnaldo Weiss (1930-89). Entre os nomes internacionais, mencionamos o psiquiatra norte-americano Brian Weiss.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA