Sobrenome patronímico alemão, com origem no prenome Wernher, de Warin-hari, que procede do antigo saxão warin ou werin, cuja etimologia não é clara, mas que alguns etimologistas acreditam que seja uma referência à tribo germânica dos Warnen; e heri, “exército”.
Além de identificar famílias, ainda é muito usado como nome próprio. Como exemplo, mencionamos o engenheiro da NASA Wernher von Braun (1912-77). Como nome de família é conhecido desde o século 14.
No Brasil, Werner (ou Wernher) chegou com os imigrantes alemães no começo do século 19. A família pioneira foi a do vinhateiro católico Peter Werner, natural de Bad Mergenthein, próximo a Stuttgart, em Baden-Württemberg. Peter e a esposa viajaram para o Brasil no veleiro Brodtrae, que chegou ao Rio de Janeiro em setembro de 1826. O casal foi registrado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 4 de fevereiro de 1827.
Entre algumas personalidades mundiais com este nome, destacamos o jogador da seleção alemã de futebol Timo Werner.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA