Sobrenome alemão que pode ter mais de um significado. O vocábulo vem do alto-alemão antigo ou do saxão antigo wolf (ou wulf), cujo significado é “lobo”, o que pode indicar o apelido ou o patronímico de Wolfgang ou Wolfram. No alto-alemão médio, o nome Wolf também era dado a pessoas gananciosas, perigosas ou cruéis.
Famílias judaicas passaram a usar “Wolf” como identificação na Idade Média, em alusão às bênçãos de Jacob aos filhos que deram origem às Doze Tribos de Israel, especificamente à tribo de Benjamin (Gênesis 49:27).
Em casos específicos, pode ser uma referência a um lugar (Wolf, em Büdingen, Alemanha), a uma inflamação de pele (um ancestral que teve a doença) ou a uma ferramenta de quebrar minério ou pedras (um trabalhador que usava o utensílio). Muito comum na Alemanha, é conhecido como sobrenome desde 1314, em Friedberg.
No Brasil, o primeiro deste sobrenome a se estabelecer no país foi Johann Jacob Wolf, de Nieder-Mockstadt, Büdingen, que recebeu o lote 65 na então colônia de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, após servir como sargento no Batalhão de Granadeiros. Foi passageiro no navio Carolina (1824) e se casou em duas oportunidades (1826 e 1830). Há diversos outros imigrantes chegados ao Brasil ao longo do século 19.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos a jornalista Giovanna Wolf e o tradutor e filósofo Eduardo Wolf.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA