Sobre Nomes

Xavier

Xavier é sobrenome toponímico espanhol, com origem em Javier, no antigo reino de Navarra. Como sobrenome, apareceu com Francisco de Jaso y Azpilicueta, conhecido como São Francisco de Xavier (1506-52), sendo filho de Juan de Jasso, senhor de Javier e presidente do Conselho Real de Navarra.

O termo Xavier (ou Javier, em espanhol) vem do basco eche, casa, ou echabarri, que significa casa nova – em espanhol antigo, o x correspondia ao ch. Existem muitas variações, entre as mais comuns estão Echeberría, Xabier e Xaver.

No Brasil

Da Península Ibérica o sobrenome passou à América. E não apenas com famílias cristãs católicas. Também entre os judeus o sobrenome é encontrado. O cristão-novo Francisco Xavier, morador no Rio de Janeiro, foi denunciado ao Santo Ofício em 1721.

Entre os nomes mais destacados do sobrenome na história brasileira estão o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-92), e o médium Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier (1910-2002).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA