Yamada é um dos nomes de família mais comuns no Japão. O sobrenome – como diversos outros nomes de família japoneses – indica o local onde uma família ou clã vivia.
A palavra significa “arrozal da montanha” (de yama, “monte” ou “montanha”, e ta ou da, “campo de arroz”). Pelo menos seis localidades no Japão são conhecidas pelo topônimo Yamada. Dois samurais Yamada que lutaram, no período Edo (1603-1868), pelo clã Shimazu (daimios de Satsuma) são conhecidos: Arinobu Yamada (1544-1609) e seu filho Arinaga Yamada (1578-1668).
Os primeiros a chegarem ao Brasil foram Jintaro e Kanichi Yamada, desembarcados em Santos no dia 18 de junho de 1908. Eram passageiros do Kasato Maru, o primeiro navio com imigrantes japoneses que chegou ao país. Jintaro é o número 662 da lista de passageiros, e Kanichi (ou Kenichi) e a família constam entre os números 663-5. Outros Yamada chegaram ao Brasil, principalmente nos anos 1920.
Entre os imigrantes de renome está Yoshio Yamada (1869-1973), natural de Shizuoka, que chegou ao Pará em 1931 e seria fundador das lojas Yamada, rede de supermercados fundada em 1950. Destacamos, como personalidades brasileiras, o jornalista Vinicius Yamada e o escritor e psicólogo é Frederico Yamada.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA