Sobrenome japonês, sendo um dos mais comuns no Japão. Como muitos nomes de família japoneses, é um toponímico, ou seja, identifica o local onde o grupo familiar ou o clã vivia. Neste caso, no “pé da montanha” — de yama, “monte” ou “montanha”, e moto, “origem” ou “base”. O sobrenome tem origem em Fujiwara no Kinnori (1103-1160), um dos líderes do ramo Sanjo, do clã dos Fujiwara.
No Brasil, o sobrenome Yamamoto chegou no começo do século 20, com o primeiro navio de imigrantes japoneses, o Kasato Maru, que aportou em Santos em 18 de junho de 1908. Os quatro imigrantes eram naturais da região de Chugoku, em Honshu, a principal ilha do arquipélago japonês: Heijiro, Seigoro, Kihei e Rangi Yamamoto.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos o almirante Isoroku Yamamoto (1884-1943), que organizou o ataque japonês a Pearl Harbor, no Havaí, em 1941.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA