York (ou Yorke) é um sobrenome toponímico inglês. Tem origem na cidade de York, em North Yorkshire, Inglaterra, fundada no primeiro século da Era Cristã, embora o assentamento possa ser bem mais antigo.
O nome vem de uma planta que os druidas chamavam de eburac, que significa “o teixo” em bretão. É uma árvore espinhenta que era sagrada para os antigos sacerdotes celtas. Primeiro, a palavra original foi latinizada pelos romanos para eoforwic e, mais tarde, adaptada à língua dos Vikings para york.
Em homenagem à York inglesa, a cidade estadunidense de Nova Amsterdã, fundada por holandeses, foi rebatizada para New York (Nova York ou Nova Iorque) em 1664, quando os britânicos tomaram o lugar.
Além da cidade inglesa e de sua irmã estadunidense, o nome é lembrado devido ao conflito de sucessão conhecido como Guerra das Duas Rosas (1455-1485), que opôs as Casas de York e de Lancaster. A família York remonta a Edmundo de Langley (1385-1402), primeiro duque de York e do qual descendem os reis ingleses do séculos 14 e 15 (entre Eduardo III e Ricardo III). Mas como é um toponímico, os nobres não foram os únicos a usá-lo. Há mais de uma família com esse sobrenome, sem que haja ligação alguma entre elas.
Mais comum nos países de língua inglesa, entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Susannah York (1939–2011) e a escritora Robin York.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA