Sobrenome espanhol, que pode vir de um apelido, dado a um sapateiro ou a um vendedor de sapatos. Zapata indicaria o “sapato que vai até o meio da panturrilha” (bota), e viria de zapato (meia bota), “sapato que não passa do tornozelo”. É provável que tenha origem turca (de chabata) e tenha chegado a Espanha via Bizâncio e Veneza, através do baixo latim zapatones (séc. 10).
Pode ainda ser a indicação de um toponímico, com nome de localidades em Pontevedra e Ávila.
A origem nobre da família está no antigo reino de Aragão, na província de Saragoça. No século 13, Juan Zapata serviu ao rei aragonês Alfonso III (1265-91). O sobrenome chegou à América com os conquistadores espanhóis, a partir do século 16. No Brasil, Zapata está presente desde o século 19, com a chegada dos imigrantes espanhóis, sendo mais frequente a imigração nas duas primeiras décadas do século 20. Entre outros, mencionamos Miguel Zapata Gonzales, natural da Andaluzia e desembarcado no Espírito Santo em 1896, e José Zapata, chegado a São Paulo em 1905.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos Emiliano Zapata (1879-1919), líder da Revolução Mexicana de 1910.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA