Salgado

Salgado é um sobrenome ibérico. Embora na Espanha possa ser um indicativo de lugar (de um terreno estéril), em Portugal é tido como um apelido primitivo, dado a um indivíduo ou pessoa graciosa, de quem se dizia “ter sal” – substância incomum e apreciada na Europa Medieval.

É mencionado como sobrenome em 1313 como referência a Domingos Joanes Salgado. Existe, porém, mais de uma família com este sobrenome sem que haja ligação entre elas. Em Portugal, entre outros, mencionamos Feliciano Salgado, galego que chegou ao país no tempo de dom João IV (1604-56), foi cavaleiro da Ordem de Avis, governador da cidade do Espírito Santo da Baía e sargento-mor de batalha no Algarve.

No Brasil

No Brasil, além das famílias cristãs, o sobrenome também foi adotado por escravizados africanos e cristãos-novos, judeus convertidos ao cristianismo à força no final do século 15 (neste caso, vindo do sobrenome judeu Elmaleh).

Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o escritor e político integralista Plínio Salgado (1895-1975) e o fotógrafo Sebastião Salgado.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Mostrar comentários
Rolar para cima