Sobrenome português, com origem na família italiana Pessagno ou Pezagno, comum na Ligúria, norte da Itália. Há quem acredite, embora nada tenha sido comprovado, que haja ligação entre Pessagno e Da Passano, importante família da República Genovesa – a cidade de Passano também está localizada na Ligúria.
Em Portugal, a origem está no genovês Emmanuele ou Manuele Pezagno, que chegou a Portugal a convite do rei dom Dinis (1279-1325) e foi nomeado almirante em 1º de fevereiro de 1317. Servindo ao monarca no desenvolvimento da marinha lusa (por isso, a data de sua nomeação é tida como a da criação da Marinha portuguesa), Pezagno recebeu como mercê uma vultuosa quantia de dinheiro e o sítio da Pedreira, em Lisboa. Serviu também a dom Afonso IV (1291-1357) e dom Pedro I (1320-67). Casou-se com dona Genebra Pereira e dona Leonor Afonso, com quem teve os filhos que herdaram o sobrenome aportuguesado para “Pessanha” ou “Peçanha”.
O sobrenome chegou ao Brasil em diversas épocas e lugares. Um dos primeiros a se estabelecer no país foi Simão Álvares Pessanha, morador no Espírito Santo na metade do século 17. Em Minas Gerais, a expedição de João Peçanha Falcão, em 1752, daria origem ao atual município de Peçanha. Entre os mais destacados portadores do sobrenome está Nilo Peçanha (1867-1924), sétimo presidente do Brasil (1909-10).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Paulo Soares Pessanha e o filósofo e escritor Juliano Garcia Pessanha.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA