Pessanha

Foto da comuna italiana de Vernazza, em Cinque Terre, na Ligúria.

Sobrenome português, com origem na família italiana Pessagno ou Pezagno, comum na Ligúria, norte da Itália. Há quem acredite, embora nada tenha sido comprovado, que haja ligação entre Pessagno e Da Passano, importante família da República Genovesa – a cidade de Passano também está localizada na Ligúria. 

Em Portugal, a origem está no genovês Emmanuele ou Manuele Pezagno, que chegou a Portugal a convite do rei dom Dinis (1279-1325) e foi nomeado almirante em 1º de fevereiro de 1317. Servindo ao monarca no desenvolvimento da marinha lusa (por isso, a data de sua nomeação é tida como a da criação da Marinha portuguesa), Pezagno recebeu como mercê uma vultuosa quantia de dinheiro e o sítio da Pedreira, em Lisboa. Serviu também a dom Afonso IV (1291-1357) e dom Pedro I (1320-67). Casou-se com dona Genebra Pereira e dona Leonor Afonso, com quem teve os filhos que herdaram o sobrenome aportuguesado para “Pessanha” ou “Peçanha”.

O sobrenome chegou ao Brasil em diversas épocas e lugares. Um dos primeiros a se estabelecer no país foi Simão Álvares Pessanha, morador no Espírito Santo na metade do século 17. Em Minas Gerais, a expedição de João Peçanha Falcão, em 1752, daria origem ao atual município de Peçanha. Entre os mais destacados portadores do sobrenome está Nilo Peçanha (1867-1924), sétimo presidente do Brasil (1909-10).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Paulo Soares Pessanha e o filósofo e escritor Juliano Garcia Pessanha.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima