Nome de família de origem inglesa, que se estabeleceu em Portugal através de Gilbert Eliot, cavaleiro que acompanhou o conde de Cambridge. Após chegar à Península Ibérica em 1381, em auxílio ao rei dom Fernando I (1345-83), fixou residência em Pernes, Santarém, e acompanhou o rei dom João I (1357-1433) a Ceuta, na África. De Pernes, a família passou a Tânger, Marrocos, regressando a Portugal e fixando-se no Algarve, onde o sobrenome Eliot foi corrompido para “Leote”, “Leotte” e “Liote”.
O descendente Francisco Liote recebeu brasão de armas em 1638. No escudo, consta o desenho da cabeça de um leão, alusão ao animal morto por ele em Tânger.
A forma inglesa, Eliot ou Elliott, tem origem no nome próprio Elyat ou Elyt, do Inglês Médio, que veio do prenome masculino Adelgeat, do inglês antigo, onde adel significa “nobre” e Geat é um nome tribal. Pode ter vindo, ainda, do nome feminino Adelgyo, onde o segundo elemento significa “batalha”.
No Brasil, o sobrenome pode ter chagado no século 17. No Rio de Janeiro, na igreja de São José, há um registro de 1683 do casamento de Ana dos Reis com um inglês de nome Thomas “Eliad”, provavelmente Elliot.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a empresária Viviane Leote.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA