Neubauer, Neuber e Neubert (também Neubarth) são sobrenomes alemães, com variações dialetais, mas com a mesma raiz etimológica, tendo origem em uma ocupação. Procedem do médio alto-alemão niuwe, niwe ou nuwe (neue, em alemão moderno), de “novo”, e bure ou bur (Bauer, em alemão moderno), “agricultor”. A expressão era usada para se referir a um agricultor ou a um aldeão recém-chegado a uma determinada comunidade rural. Alguns etimologistas, porém, acreditam que as formas Neubert e Neubarth teriam origem no nome próprio germânico Niwiberth, tendo o segundo elemento (barth, bert ou berth) o significado de “brilhante” ou “ilustre”.
Uma das primeiras referências ao sobrenome aparece em Altenburg, na Turíngia, com “Hanns Nubart”, em 1492.
A forma Neubert aparece pela primeira vez no Brasil no século 19, com o imigrante Anton Neubert (1828-52), que chegou a Blumenau, Santa Catarina, em 1851. Um pouco depois, em 1856, a solteira Amanda Neubert se estabeleceu em Joinville, Santa Catarina. Já no século 20, temos, entre outros, Luiz Ewald Neubert, alemão desembarcado em Santos, São Paulo, em 1920.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista Leilane Neubarth e a modelo Florencé Neubert.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA