Sobrenome patronímico com origem em uma ocupação. Vem do latim Hippólytus, que procede do grego Ipppólytos, de ippos, “cavalo”, e lytos, do verbo lyo, “desatar”, alusão ao responsável por retirar os animais da cocheira e os aprontar para as batalhas ou para guerra. O nome é conhecido desde a Antiguidade.
Na mitologia, Hipólito de Atenas, “o libertador de cavalos”, era filho do herói ateniense Teseu com Hipolita, a rainha das amazonas. Mais tarde, o nome se tornou popular devido a Hipólito de Roma, teólogo e santo católico que viveu no século 3.
Hipólito foi primeiro usado como nome próprio e por vezes como segundo nome antes virar sobrenome. Em alguns países ainda é usado como prenome. Na Europa é nome de famílias em Portugal e Espanha (Hipólito e Hypolito), na Itália (Ippòlito e Di Ippolito) e na França (Hipolite, Hypolite e Hippolyte).
No Brasil, principalmente no século 19, há diversos registros de imigrantes lusos, espanhóis, belgas, franceses e italianos. Não há, claramente, ligação de parentesco ente essas famílias e as formas de escrita são múltiplas e nem sempre indicam corretamente a procedência (embora as formas mais comuns em cada país sejam as mencionadas acima).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a historiadora Lucia Hippolito e os irmãos e ginastas Diego e Daniele Hypólito.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA