Kruger (ou Krüger) é um sobrenome alemão, com origem em uma ocupação. Vem do alto-alemão médio kruoc (ou krug), “cântaro ou jarro”, indicando um oleiro, o artesão responsável por fabricar objetos de cerâmica, ou um negociante de jarros. Alguns etimologistas acreditam que possa ter origem também no nome próprio Hrodgaer (de hruod e ger, “fama” e “lança”).
Em casos específicos, a forma Krüger pode estar ligada a um topônimo: Kroge e Kroge-Ehrendorf, na Baixa Saxônia. Ou, ainda, a krieger, “lutador”, embora essa forma indique outro sobrenome. Ver sobrenome Krieger.
Entre os nomes mais antigos conhecidos, temos Arnoldus “Crugere”, que viveu no século 12, em Colônia; e Nicolaus “Krugher”, de Magdeburg, mencionado em 1402.
No Brasil, o sobrenome chegou no século 19, com as levas de imigrantes alemães. Os pioneiros foram Johann Georg Krüger e Johann Friedrich Krüger (1810-74), chegados a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 11 de fevereiro e 26 de novembro de 1825. O primeiro lutou na Companhia de Voluntários (1825). O segundo era natural de Rostock, em Mecklemburgo, e foi encadernador e comerciante em São Leopoldo.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor Marcos Frederico Krüger e a jornalista e escritora Leila Krüger.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA