Krieger

Sobrenome alemão com origem em um apelido. Vem do alto-alemão médio krieger, ou do baixo-alemão krigerne, de “lutador”; ambos procedentes de kampf, “luta”. É o indicativo de uma pessoa agressiva. Pode ser uma variação de Kruger ou Krüger, com origem em uma ocupação. Ver mais sobre o sobrenome Kruger.

Pode se referir ainda a um patronímico: Krieger seria uma variante do nome grego Gregorius, de gregoreo, “vigilante” ou “cuidadoso”, “alerta”. Gregório é o nome de um papa do século 6, por isso popular entre os cristãos. Entre os nomes mais antigos conhecidos está o de Herman “Crighere”, de Braunschweig, mencionado em 1341.

No Brasil, o sobrenome chegou com as primeiras levas de imigrantes alemães, no começo do século 19. Entre os pioneiros, mencionamos a família de Georg Carl Krieger, natural de Reichenbach, Birkenfeld, chegada a São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 19 de junho de 1829. A família se estabeleceu em Dois Irmãos.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o músico Eduardo Lyra Krieger, o “Edu Krieger”.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima