Abreu

Abreu (ou de Abreu) é um sobrenome toponímico ibérico, tomado da quinta de Abreu, na freguesia de São Pedro de Merufe, em Portugal. O mais antigo nome conhecido com este sobrenome é Gomes de Abreu, que viveu no tempo de dom Afonso Henriques (1106-85), o primeiro rei de Portugal.

Abreu, segundo etimologistas, tem raízes germânicas, de awi, graças, e red, proferir – proferir graças (“Avredo”). Ou do alto alemão antigo redia, dar.

Alguns genealogistas ligam Gomes de Abreu a Gonçalo Muniz de Abreu, conde de Évreux, na Normandia, descendente de Eduardo, o Velho, rei de Wessex (século X), que teria acompanhado Henrique de Borgonha, conde de Portucale, em sua vinda para Península Ibérica, no século XI.

Dos diversos ramos que serviram nas cortes lusa e espanhola, um dos mais importantes foi o dos senhores de Regalados, que tinham como solar a Torre de Abreu, junto a Valença do Minho, surgidos do casamento de Diego Gomes de Abreu com dona Leonor Viegas do Rego, durante o reinado de dom João I (1385-1433).

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou ao Brasil. Entre outras famílias conhecidas está a do capitão Bartolomeu Pais de Abreu, juiz ordinário em São Paulo, em 1705. O sobrenome também é encontrado entre cristãos-novos (judeus convertidos à força ao cristianismo), como Antônio de Abreu (1649) e Tomé de Abreu (1667).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o historiador Capistrano de Abreu (1853-1927), o escritor Caio Fernando Abreu (1948-96) e a cantora Fernanda Abreu.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima