Aguirre é um sobrenome toponímico espanhol, com origem no basco ager ou agir, que significa “campo”, “prado” ou “pastagem”; embora alguns etimologistas deem outro significado, como “lugar elevado”. Os registros mais antigos de Aguirre como nome de família são da região da atual província de Guipúzcoa, no País Basco, no longínquo século 9. Mas o sobrenome se consolidou apenas após o século 14, entre outros através dos irmãos Martin e Rodrigo de Aguirre, que viveram em Araotz.
Na América, o sobrenome chegou com os conquistadores espanhóis. São conhecidos Lope de Aguirre (1510-1561), alcunhado de “O Louco”, que explorou o rio Amazonas em busca do mítico El Dourado; e Francisco de Aguirre (1500-1581), conquistador dos territórios que hoje compreendem o Chile e parte da Argentina.
No Brasil, há registros da família desde o século 18. No Rio de Janeiro, viveu o capitão Domingos Aires de Aguirre (1637-1687), filho de Diego Aires de Aguirre e Mariana Leitão. No século 20, consta em diversas listas de imigrantes espanhóis desembarcados nos portos do país.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos ex-jogador de futebol e treinador uruguaio Diego Aguirre.