Albernaz, Albornaz, Albornoz

Sobrenomes ibéricos que podem ter ou não a mesma origem etimológica. Albornoz é proveniente de Albornos, em Ávila, na Espanha, e sua origem estaria ligada a uma vestimenta dos berberes do Norte da África: uma capa de lã chamada em árabe de al burnus. Teoria essa rejeitada por alguns etimologistas hispânicos.

Na Espanha, os mais antigos desse sobrenome são descendentes de dom Fernão Gomes de Aça, fidalgo e senhor de Albornos e descendente dos reis de Leão. Dessa família, Pedro de Albornoz chegou em Portugal fugindo do crime de assassinato. Estabelecido em Portelo, Lamego, casou e deixou geração.

Albornaz ou Albernaz, por sua vez, segundo suposição de alguns, seria um patronímico com origem no nome próprio Alborna, do germânico para “elfo do mistério” (albe + runa). Essa forma de sobrenome, talvez já corrompida, era conhecida desde o tempo do rei português dom João I (1357-1433), com Martim Afonso e Álvaro Martins de Albernaz, provavelmente pai e filho. A preposição, pode indicar ligação com os Albornos/Albornoz de Espanha.

No Brasil, o sobrenome chegou no começo do povoamento. As três famílias mais antigas usavam a preposição “de” antes de Albernaz, o que pode confirmar a origem toponímica. Duas delas eram originárias dos Açores: a de Pedro de Albernaz (ilha do Faial) e Pedro de Albernaz (ilha Terceira). Há ainda um Antônio de Albernaz, nascido por volta de 1585. Todas estavam no Brasil no começo dos anos 1600.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o economista e político Nion Albernaz (1930-2017) e a família gaúcha proprietária da Casa Albornoz, produtora de azeite.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima