Albuquerque

imagem mostra um carvalho, possível significado do nome Albuquerque.

Albuquerque é um sobrenome toponímico ibérico, tomado da vila de Albuquerque, em Badajoz, na Espanha, de quem era senhor dom Afonso Teles de Meneses, filho de dom Telo Peres de Meneses, que deu origem a família Meneses (no século 12).

Dom Afonso Teles foi pai de dom João Afonso de Meneses, conde de Barcelos em 1298 e mordomo-mor do rei português dom Diniz (1261-1325). Dona Teresa Martins, filha de seu segundo casamento, contraiu matrimônio com dom Afonso Sanches, filho bastardo do rei dom Diniz. Desta união nasceu dom João Afonso de Albuquerque, origem do sobrenome. Dom João Afonso foi chanceler-mor do rei dom Pedro I de Castela, o Cruel (1320-67), o que não impediu que o monarca o envenenasse com ervas em 1354.

A vila de Albuquerque é datada do período pré-romano e o nome teria, segundo alguns, origem germânica. O significado seria “templo dos elfos”, de alb (elfos) e kerk (templo). Porém, muitos etimologistas afirmam vir do latim Albus quercus, carvalho branco, ou do árabe Abu-al-Qurq, que significaria terra ou país dos carvalhos. Ocupada pelos árabes desde o século 8, a região voltou ao domínio cristão somente no século 12.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou ao Brasil, onde a família se destacou na administração colonial. Jerônimo de Albuquerque foi capitão-mor do Rio Grande do Norte (1598-99) e o responsável pela retomada do Maranhão aos franceses, sendo seu governador (1615-18); Antônio de Albuquerque Coelho foi donatário de Pernambuco na primeira metade do século 17 e seu irmão Matias de Albuquerque foi governador–geral do Brasil (1624-25), o primeiro e único nascido na colônia. Pedro António de Meneses Noronha de Albuquerque foi vice-rei do Brasil (1714-18).

Existem referências do sobrenome também entre famílias de cristãos-novos, judeus convertidos à força no final do século 15.  Entre eles, citamos Manoel de Albuquerque, natural de Bragança, Portugal, e morador na Bahia (1732).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Medeiros e Albuquerque (1867-1934), a apresentadora de tevê Daniela Albuquerque e os jornalistas João Carlos Albuquerque e Clara Albuquerque.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade? Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima