Alvarenga

Sobrenome toponímico português, com origem no concelho de Alvarenga, província da Beira. Os primeiros a usar o termo como nome de família foram dom Paio, dom Lourenço e dom Pedro Viegas de Alvarenga, filhos de dom Egas Afonso e dona Sancha Pais. O sobrenome foi tirado do senhorio da família em Alvarenga. O vocábulo, segundo alguns, viria de Álvaro, cuja origem também é controversa. Para uns vem do germânico, para outros do árabe (ver o sobrenome Alves/Álvares/Alvarez).

Da Península Ibérica o sobrenome se espalhou pelos Açores e América do Sul. No Brasil, o pioneiro foi Antônio Rodrigues de Alvarenga, natural de Lamego, que chegou a colônia com Martim Afonso de Souza em 1531, sendo um dos primeiros povoadores de São Vicente. Foi casado com Ana Ribeiro, com quem teve dez filhos.

Um dos nomes bem conhecidos da história brasileira, no entanto, é o do inconfidente mineiro Inácio José de Alvarenga Peixoto (1742-92), a quem se atribui a inscrição latina Libertas quae sera tamen na bandeira do movimento de Tiradentes, mais tarde adotada pelo estado de Minas Gerais. Outro mineiro, menos conhecido, é o poeta árcade Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista Flávia Alvarenga e o escritor Paulo Alvarenga.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima