Sobrenomes ibéricos e italianos, com origem no prenome latino Amorusus ou Amorusius, cujo significado é “apaixonado”, “terno” ou “carinhoso” e procede de uma alcunha. Em Portugal, Amoroso é a forma mais comum. Na Itália, além de Amoroso (Amoróso, especialmente na região de Puglia), existem variações como Amorosa, Amorosi (Amorósi), Amorosini e Amorusi.
No Brasil, há registros da chegada de famílias italianas no final do século 19. Entre os pioneiros, temos Luigi Amoroso, que chegou em São Paulo em 1883, vindo de Gênova. Mencionamos ainda as famílias de Antônio Amoroso, chegado em Santos, São Paulo, em 1890; e Alfonso Amoroso, desembarcado com a família em Vitória, Espirito Santo, em 1893. Essas duas últimas famílias fizeram a viagem transatlântica a bordo do Città di Gênova.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ex-jogador de futebol Márcio Amoroso dos Santos, o Amoroso; e o jornalista e escritor Alceu Amoroso Lima (1893-1983), mais conhecido pelo pseudônimo Tristão de Ataíde.