Arão

Sobrenome ibérico, com origem no personagem bíblico Arão (ou Aarão), do hebraico Aharon, cujo significado é frequentemente aceito como “o iluminado” ou “o inspirador”, embora versões como “montanha forte” ou “montanhês” também sejam usadas. Arão era irmão do profeta Moisés e filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi.

Além do profeta bíblico, dois outros religiosos popularizam o nome entre os cristãos. O primeiro deles, Santo Aarão, foi martirizado na Inglaterra do século 4 e santificado pela Igreja Católica. O outro, de mesmo nome, era um eremita bretão que viveu no século 6.

Nos países de origem anglo-saxônica, a forma usual é Aaron, a mesma que ainda é usada como nome próprio, principalmente entre os judeus. No Brasil, há registros da família Arão no Rio de Janeiro do final do século 16 — geralmente com preposição, “de Arão”. Há referências a cristãos-novos (judeus convertidos a força) nos arquivos da Inquisição.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Manoel Arão (1876-1930) e o jogador de futebol William Arão.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima