Augusto

Escultura do imperador romano Tibério Cláudio César Augusto Germânico no Vaticano

Sobrenome português, com origem no agnome ou alcunha honorífica latina Augustus, “o máximo” ou “divino”, “consagrado”, “venerável”, usada por Caio Júlio César Otávio (63 a. C-14 d. C), primeiro imperador romano. Depois de César Augusto, os imperadores de Roma dotaram o agnome como título.

A origem da palavra estaria associada ao sentido de augurio consecratus, “consagrado pelo augúrio”, ou seja, pelo presságio. Augurio (“adivinho”) vem de augus ou augur, o sacerdote que era responsável pela adivinhação, segundo observação do voo das aves (auis).

No Brasil, Augusto não é tão comum como sobrenome, sendo usado mais como nome próprio. Entretanto, há famílias de imigrantes portugueses registrados no país desde, pelo menos, o final do século 19, principalmente após a década de 1880.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o jogador de futebol Renato Augusto.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima