Sobrenome toponímico espanhol, com origem em dom Pero López de Ayala (ca. 1214-53), filho de dom Lopo Sanches, governador de Castela-a-Velha e senhor de Uribarri, e de dona Elvira Sanches de Guevara. Dom Lopo era descendente de dom Lopo Dias, décimo senhor de Biscaia, onde estava localizado o vale de Ayala, e há quem afirme que suas origens estariam em dom Ramiro I, rei aragonês no século 11.
A etimologia do sobrenome vem do basco aya, “declive”, “ladeira” ou “encosta”, e do sufixo de localização -la, “sítio de”, ou seja, “sítio da encosta”, o que corresponde as características da região do vale localizado no País Basco.
Há vários homônimos na família, entre os mais famosos o do chanceler e poeta espanhol Pero López de Ayala (1332-1407). O sobrenome se espalhou pela Península Ibérica e chegou ao Brasil no século 18, quando João Gomes da Silva e Ayala, descendente dos Ayala espanhóis, foi nomeado ouvidor-geral de Alagoas pelo rei dom João V (1689-1750).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Walmir Ayala (1933-91) e a atriz Thaila Ayala.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA