Azeredo

Sobrenome toponímico ibérico, com origem na torre de Azeredo, vila de Betanzos, na Galícia. Azeredo (ou Aceredo, em espanhol) vem de aceretu, lugar de plantações de áceres (ou bordos); mata de azereiros.

O primeiro de que se tem notícia foi Rodrigo Vasques de Azeredo, senhor da torre de Azeredo, filho de Vasco Rodrigues de Araújo e dona Leonor Pires Velho. Deste tronco familiar descende Antônio Rodrigues de Azeredo, escudeiro, fidalgo e juiz na cidade do Porto (1469), e o capitão João Rodrigues de Azeredo, que viveu em Guimarães durante os reinados de dom Afonso V (1432-81) e dom João II (1455-95). Este último, casado com Inês Gonçalves de Araújo, gerou os Azeredo de Portugal.

No Brasil

Da Península Ibérica o sobrenome chegou aos Açores e à América em diferentes épocas e regiões. Para o Brasil vieram, entre outros, descendentes de Rodrigo Vasques de Azeredo: Belchior de Azeredo, cavaleiro da Casa Real e capitão-mor do Espírito Santo, em 1550, e dois sobrinhos, os irmãos Miguel e Marcos de Azeredo. Belchior combateu os franceses em quatro tentativas de invasão da capitania (1551, 58, 61 e 67). Em 6 de dezembro de 1566, ele recebeu brasão de armas por mercê do rei dom Sebastião (1554-78).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Carlos Magalhães de Azeredo (1872-1963), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, e o músico José Antônio de Azeredo Filho, o Toni Azeredo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima