Sobre Nomes

Azeredo

Sobrenome toponímico ibérico, com origem na torre de Azeredo, vila de Betanzos, na Galícia. Azeredo (ou Aceredo, em espanhol) vem de aceretu, lugar de plantações de áceres (ou bordos); mata de azereiros.

O primeiro de que se tem notícia foi Rodrigo Vasques de Azeredo, senhor da torre de Azeredo, filho de Vasco Rodrigues de Araújo e dona Leonor Pires Velho. Deste tronco familiar descende Antônio Rodrigues de Azeredo, escudeiro, fidalgo e juiz na cidade do Porto (1469), e o capitão João Rodrigues de Azeredo, que viveu em Guimarães durante os reinados de dom Afonso V (1432-81) e dom João II (1455-95). Este último, casado com Inês Gonçalves de Araújo, gerou os Azeredo de Portugal.

No Brasil

Da Península Ibérica o sobrenome chegou aos Açores e à América em diferentes épocas e regiões. Para o Brasil vieram, entre outros, descendentes de Rodrigo Vasques de Azeredo: Belchior de Azeredo, cavaleiro da Casa Real e capitão-mor do Espírito Santo, em 1550, e dois sobrinhos, os irmãos Miguel e Marcos de Azeredo. Belchior combateu os franceses em quatro tentativas de invasão da capitania (1551, 58, 61 e 67). Em 6 de dezembro de 1566, ele recebeu brasão de armas por mercê do rei dom Sebastião (1554-78).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Carlos Magalhães de Azeredo (1872-1963), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, e o músico José Antônio de Azeredo Filho, o Toni Azeredo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA