Baggio

Sobrenome toponímico italiano. Vem de Baggio, uma antiga localidade próxima a Milão e hoje distrito milanês. Não há consenso sobre a origem, mas alguns etimologistas acreditam que esteja ligado a uma construção romana chamada de Badalocum, o “local de observação”. Outros afirmam que viria da contração de Badia Aggeris, o nome de uma abadia local.

A forma Baggio é conhecida desde a Idade Média – pelo menos, do século 11. O nome do papa Alexandre II, que dirigiu a Igreja Católica entre 1061 e 1073, por exemplo, era Anselmo de Baggio (1015-73). No Brasil, o sobrenome chegou no final do século 19, com a imigração de trabalhadores rurais italianos. Entre eles, Angelo Baggio, chegado a São Paulo em 21 de fevereiro de 1887, tendo vindo da Itália a bordo do vapor San Marco. Há registros de imigrantes desembarcados também no Espírito Santo e na região Sul.

Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos o ex-jogador de futebol italiano Roberto Baggio, que ficou conhecido no Brasil durante a Copa do Mundo de 1994, quando ele desperdiçou um pênalti na partida final do campeonato.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima