Baldés, Baldez

Sobrenome ibérico, com origem no nome próprio Baldo, do germânico bald, que significa “audaz, corajoso”, mais o sufixo indicativo de filiação -es ou -ez. Ou seja, Baldez ou Baldés é o “filho de Baldo”. Por ser um patronímico, existem diferentes famílias sem que haja ligação alguma entre elas. Temos as variações Baldés e Baldez.

Por corrupção, também pode ter origem em um toponímico. Neste caso vindo de Valdés, nas Astúrias, ou uma localidade homônima em Málaga, Espanha. (Ver sobrenome Valdés/Valdez).

No Brasil, o sobrenome Baldez chegou no primeiro século do período colonial. Havia pelo menos três famílias residindo no Rio de Janeiro do século 17, sendo a de Inácio Baldez provavelmente a mais antiga, pois ele registrou um filho em 1620, fruto de uma relação com Mariana, uma “mameluca da casa de Sibila Gomes”. Nos séculos 19 e 20, há registro de imigrantes lusos e espanhóis em variadas grafias.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o professor e jurista Miguel Baldez (1930-2020).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima