Balduíno, Balduino

Duas meninas se abraçando em uma rua

Sobrenome ibérico e italiano com origem no nome próprio germânico Baldewein, do antigo alto-alemão ou antigo saxão para “amigo audaz” (bald, “audacioso”, e win ou wein, “amigo”). A forma inglesa popular é Baldwin.

O nome tornou-se popular entre os cristãos com a tomada de Jerusalém e o estabelecimento de Balduíno I (1058-1118) como primeiro rei cristão do Reino de Jerusalém (1100-18) no século 11. Outro nome ligado às Cruzadas foi o de Balduíno, conde de Flandres (1172-1205), líder da Quarta Cruzada e primeiro imperador latino de Constantinopla (1204) — em Flandres, os condes adotaram o prenome como título desde o século 9.

Na Espanha, além de Balduino existem ainda as formas Baldovines e Baldoví. Na Itália, outras formas são Baldovino e Baldovin. No Brasil, em alguns casos, o sobrenome foi tomado diretamente do prenome de um ancestral — especialmente entre os descendentes de escravizados. Entre os imigrantes chegados ao país no final do século 19, temos o italiano Domenico Balduino (São Paulo, 1896).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Eduardo Balduíno (1953-2019) e o bispo dom Tomás Balduino (1922-2014), cujo nome era Paulo Balduíno de Sousa Décio.

  

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima