Barradas

Detalhe da torre do Castelo de Beja, em Portugal.

Sobrenome toponímico português cuja origem está na Torre de Barradas, em Beja, no Alentejo. Lopo ou Lourenço Pires Barradas foi senhor da Torre de Barradas e o primeiro a usar o sobrenome, em referência à propriedade da família. Viveu no tempo do rei português dom Afonso V (1432-81) e tomou partido dos castelhanos, motivo pelo qual perdeu as terras, mais tarde restituídas. Seu irmão João Barradas esteve igualmente envolvido na crise de sucessão, sendo contrário a dom Afonso V.

A etimologia de Barradas não é certa, mas provavelmente venha de barra ou barreira, alusão a uma fortificação militar.

No Brasil, as primeiras referências ao sobrenome datam do começo do século 17, com dom Constantino Barradas (1550-1618), bispo de Salvador (1602-18), e Diogo Mendes Barradas, tesoureiro-geral e capitão na luta contra os holandeses.

Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos Joaquim da Costa Barradas (1833-1908), governador do Ceará (1886) e do Pará (1887) e ministro do Supremo Tribunal Federal (1890-3), e o português Manuel Barradas (1906-94), ex-presidente e conselheiro do Vitória, que dá nome ao estádio do clube, o Barradão, em Salvador.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima