Sobrenome toponímico português cuja origem está na Torre de Barradas, em Beja, no Alentejo. Lopo ou Lourenço Pires Barradas foi senhor da Torre de Barradas e o primeiro a usar o sobrenome, em referência à propriedade da família. Viveu no tempo do rei português dom Afonso V (1432-81) e tomou partido dos castelhanos, motivo pelo qual perdeu as terras, mais tarde restituídas. Seu irmão João Barradas esteve igualmente envolvido na crise de sucessão, sendo contrário a dom Afonso V.
A etimologia de Barradas não é certa, mas provavelmente venha de barra ou barreira, alusão a uma fortificação militar.
No Brasil, as primeiras referências ao sobrenome datam do começo do século 17, com dom Constantino Barradas (1550-1618), bispo de Salvador (1602-18), e Diogo Mendes Barradas, tesoureiro-geral e capitão na luta contra os holandeses.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos Joaquim da Costa Barradas (1833-1908), governador do Ceará (1886) e do Pará (1887) e ministro do Supremo Tribunal Federal (1890-3), e o português Manuel Barradas (1906-94), ex-presidente e conselheiro do Vitória, que dá nome ao estádio do clube, o Barradão, em Salvador.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA