Sobrenome alemão, com origem em uma ocupação. O vocábulo procede do alto-alemão médio buwäre, “lavrador” ou “trabalhador da terra”. A raiz da palavra é bur ou bure, cujo significado original era “aldeão” ou uma referência a um habitante de uma área rural. Como na Idade Média quase toda comunidade trabalhava com a agricultura, a partir do século 11 o termo passou a ser sinônimo de lavrador.
É conhecido como nome de família desde o século 14 — é mencionado em Regensburg em 1326. Na Alemanha, Bauer está entre os sobrenomes mais comuns do país e, além de Baur ou Bauer, existem variações dialetais. No alemão suábio, por exemplo, Bäuerle ou Beuerle.
No Brasil, o primeiro deste sobrenome foi Peter Bauer (1803-86), natural de Becherbach, que chegou com a esposa e filho em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 31 de dezembro de 1825. A família desembarcou no Rio de Janeiro vinda de Amsterdã, na Holanda, a bordo do navio Friedrich Heinrich. Há outros imigrantes desembarcados mais tarde em Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos o jornalista Marcelo Bauer.