Sobrenome italiano, com origem no nome próprio Benedito (ou Benedetto), do latim Benedictus, de benedicere, nome composto de bene e dire, “bem dizer”. Comum entre os cristãos desde o século 8, o nome se tornou ainda mais popular devido ao culto a São Benedito (1524-89). San Benedetto também nomeia uma série de comunas na Itália. Como sobrenome tem, entre outras formas, variações como Benditti, Benedetto, Benetti, Benetto e De Benedetti, sem que haja ligação alguma entre as famílias.
O sobrenome começou a chegar no Brasil no final do século 19 com a imigração italiana. Há mais de 100 imigrantes com este sobrenome desembarcados somente em São Paulo, principalmente entre os anos 1890 e 1920 – o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo também receberam grande número de imigrantes com variações do sobrenome. No Sul, há, além das já citadas, a forma Benedetti.
Entre os muitos nomes, mencionamos o do imigrante trentino Antonio Benedetti, chegado a São Paulo em 1888. Inicialmente produtor de café, foi o fundador, em 1929, da Fazenda Benedetti, renomada produtora de cachaça.
Uma das personalidades de destaque com o sobrenome é o poeta uruguaio Mario Benedetti (1920-2009).