Bergamo é um sobrenome toponímico italiano, com origem na comuna de Bérgamo, na Lombardia. A fundação da cidade remonta ao período pré-romano, quando era conhecida como Barra. Depois de ser tomada pelos romanos, foi rebatizada de Bergomum. A origem etimológica não é consensual, mas provavelmente seja uma latinização de um termo de origem celta, vindo de berg, cuja significado era “fortificação”, ou do nome do deus celta das montanhas Bergimus.
No Brasil, os Bergamo chegaram na segunda metade do século 19, com as primeiras levas de imigrantes italianos. No Rio Grande do Sul, há registro da chegada de Paola Bergamo, viúva de 27 anos e com três filhos menores, estabelecida no lote 69 do Travessão São José, em Caxias do Sul, em 1º de abril de 1875. Em São Paulo, entre os pioneiros temos Giuseppe Bergamo, que desembarcou em Santos, em dezembro de 1882, tendo vindo da Itália no vapor Venuelles.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a jornalista Mônica Bergamo.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA