Bernardes, Bernárdez

Sobrenome patronímico ibérico, Bernardes (ou Bernárdez, a forma mais comum em espanhol) tem origem no nome próprio Bernardo, do germânico Bernhard(t), vindo do alemão antigo de bern ou berin, urso, hard, forte, o que indica que o primeiro a usar o nome tinha grande capacidade de força física. O nome se popularizou no século 9 com São Bernardo (923-1008). As formas Bernardi e Bernardis têm origem italiana.

Em Portugal, há referências ao sobrenome em uma família nobre de Ponte de Lima, nos tempos dos reis dom Afonso V (1432-81) e dom João II (1455-95). Dela descenderia o ramo dos Bernardes de Óbidos e Heitor Bernardes Botado, que serviu ao imperador Carlos V (1500-58), de quem recebeu brasão de armas, depois confirmadas por dom João III (1502-57) em 1542. Outro ramo descende de Álvaro Dias Bernardes, que viveu no tempo do rei dom Afonso V.

Como patronímico, há um número grande de famílias que adotaram o sobrenome sem que haja ligação entre elas – incluindo cristãos-novos, ou seja, judeus convertidos à força no final do século 15.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou ao Brasil já no século 16. No Rio de Janeiro há menções a Artur Bernardes, nascido em 1567, e mais oito famílias (séc. 16-17). Também para o sul migraram muitos deste sobrenome, entre eles Antônio José Bernardes, que viveu no Rio Grande do Sul do final do século 18.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Artur da Silva Bernardes (1875-1955), 12º presidente do Brasil (1922-26); e a jornalista Fátima Bernardes.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima