Sobrenome italiano que pode ter tanto origem toponímica, da cidade de Bevilacqua, na província de Verona, ou em localidades do Vêneto e da Emília-Romagna, quanto em um apelido. O vocábulo é composto pelas palavras latinas bevi (de bibere) e acqua, ou seja, beber água. Como apelido, pode ter como origem uma expressão jocosa, associada a um notório bebedor de vinho ou um abstêmio. É conhecido desde o século 11.
No Brasil
No Brasil, o sobrenome está presente desde o final do século 19. Em São Paulo, entre muitas outras chegadas neste período, estão as famílias de Antônio e Andrea Bevilacqua (1887). No Espírito Santo, desembarcou em 1889 a família de Giuseppe Bevilacqua. No Rio Grande do Sul, entre outras, mencionamos a família do imigrante Domenico Bevilacqua, chegado em 18 de outubro de 1876, estabelecendo-se na colônia Caxias (hoje cidade de Caxias do Sul).
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o jurista e historiador Clóvis Beviláqua (1859-1944); o cientista presidente da Agência Espacial Brasileira (2003-4) Luiz Bevilacqua; e o ator e diretor Camilo Bevilacqua.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA