Bezerra

Sobrenome ibérico, possivelmente com origem em um apelido ou até mesmo uma indicação geográfica. O termo vem do latim ibérico para cabrito montês, ibicis ou ibicerro, usado para designar o novilho, macho ou fêmea que não desmamou – em asturiano, bicerro; em espanhol, becerro; em português, bezerro.

Genealogistas portugueses apontam a Galícia como região de origem, indicando a existência do sobrenome no século 12. Mas não é claro quem primeiro usou Bezerra (ou Becerra) como nome de família. Alguns afirmam ter sido dom João Camacho Bezerra, senhor da Casa de Neiva, na Galícia. Querem outros que tenham sido os irmãos Gonçalo e Soeiro Gonçalves Bezerra, que viveram no tempo do rei português dom Afonso III (1210-79); o primeiro como bom cavaleiro e o segundo de maus atos.

É certo que existe mais de uma família com este sobrenome, que se espalharam pela Península Ibérica e que não têm ligação alguma entre si.

No Brasil

Do Velho Mundo o sobrenome chegou ao Brasil no século 16. Entre os nomes mais antigos conhecidos está o do pernambucano Luís Barbalho Bezerra (1584-1644), que lutou contra os holandeses no nordeste e foi governador do Rio de Janeiro (1643-44).

Famílias de judeus sefaraditas e escravizados africanos também adotaram o sobrenome.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o médico Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1900), o cantor e compositor José Bezerra da Silva (1927-2005) e os três irmãos dubladores Ulisses, Wendel e Úrsula Bezerra.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima