O sobrenome Bittencourt, ou suas muitas variações, como Bettencourt, Bethancourt, Bitencurte, Betencorte e Betencor, é um toponímico de origem francesa. Embora exista mais de uma localidade com este nome, a origem seria o normando Jean de Bethencourt, senhor de Béthencourt, na Picardia, e Granville, na Normandia, e camareiro-mor do duque da Borgonha. Jean casou com madame Maria de Braquemont Florenville e Sedan, com quem deixou a descendência que deu seguimento ao sobrenome.
Seu filho Jean de Bethencourt (1362-1425) foi camareiro do rei francês Carlos VI (1368-1422). Conhecido em português como João de “Bentancour” ou “Ventancorto”, deu início à conquista das Canárias em 1402. Tendo tomado posse em nome do rei Henrique III de Castela, João deixou as ilhas aos dois sobrinhos, Maciot e Henrique de Bethencourt, filhos de seu irmão Renaud de Bethencourt. João morreu sem deixar herdeiros legítimos, mas descendência que deu seguimento ao sobrenome. Maciot, cavaleiro da Ordem de Malta, vendeu as ilhas ao infante dom Henrique (1394-1460) e mudou-se para a ilha da Madeira, onde também deixou geração ilegítima.
Assim, existem descendentes da família na França, na Península Ibérica e nas Américas.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o historiador Agnello Bittencourt (1876-1975) e a cantora Simone Bittencourt de Oliveira, a Simone.