Bonan, Bonanni, Bonanno

Fogos de artifício em Burlington, Vermont, Estados Unidos

Sobrenomes italianos com origem em um nome próprio auspicioso, o que era comum na Idade Média. Vem do latim bonus, “bom”, e annus, “ano”, tendo como significado “bom ano” ou “que sua vinda traga prosperidade ao longo dos anos”. A grafia Bonanni é conhecida desde, pelo menos, o século 14, em Pisa. Já a forma Bonan é típica da região do Vêneto. Como deriva de um prenome, as várias formas e famílias não têm necessariamente um ancestral em comum.

No Brasil, os sobrenomes, que podem ou não ter ligação de parentesco, chegaram no final do século 19 com a imigração de italianos. Em São Paulo, entre muitos outros, foram registrados Angelo Bonanni (1891), Alfonso Bonanno (1895) e Antonio Bonan (1897). No Espírito Santo, pelo menos treze imigrantes Bonanni desembarcaram no estado em 1896, vindos de Abruzzo. Há registros também no Rio Grande do Sul.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a ilustradora Silvia Bonanni e o jornalista Fernando Bonan.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima