Bonfim, Bomfim

Sobrenome português de origem religiosa. Está ligado à veneração em Jesus Cristo, para quem os fiéis oram por um “bom fim” ou boa morte. Segundo a devoção católica, é uma figuração do Senhor no momento de sua morte — por isso a imagem de devoção é um Jesus crucificado.

Em Portugal, a ermida mais antiga data de 1669 e um de seus devotos era o rei dom João V (1689-1750), embora se acredite que o culto tenha iniciado no século 13. O culto ao Senhor do Bonfim foi trazido ao Brasil no século 18 por Theodósio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa e traficante de escravizados africanos. O início da construção da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia, data de 1745.

Há municípios com este nome em diversos estados do Brasil, podendo ter dado origem a sobrenomes toponímicos. Por devoção ou referência geográfica, foi adotado por muitas famílias de escravizados africanos. Entre os nobres do império, o banqueiro mineiro José Francisco de Mesquita (1790-1873) recebeu o título de marquês de Bonfim.

Há famílias Bonfim/Bomfim espalhadas pelo Brasil, sem ligação de parentesco alguma entre elas.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Antônio Maciel Bonfim (1905-47), militante e secretário-geral do Partido Comunista do Brasil; e o ator Roberto Bonfim.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima