Borges

Imagem ilustrando uma colina, remetendo a origem do nome da cidade que nomeou o sobrenome.

Borges é um toponímico lusitano, com origem em Rodrigo Annes. Fidalgo em Santarém, Portugal, no tempo do rei dom Sancho I (1154-1211), Rodrigo fugiu para Flandres após ter cometido delitos. Ali, se alistou no exercito do rei francês Felipe II (1165-1223). Por ter salvado a cidade de Bourges dos cátaros passou a ser chamado de “o cavaleiro de Bourges”, mais tarde “Burgues” e finalmente “Borges”. Passou a Castela e depois a Portugal, onde tendo recebido perdão real e brasão de armas, estabeleceu-se em Trás-os-Montes, na comarca da Torre de Moncorvo. Alguns genealogistas acreditam que a família espanhola Borja também descenderia destes Borges, enquanto outros afirmam que foram os primeiros que deram origem a estes. Ambas as versões são bastante contestadas.

Sobre a origem do nome da cidade de Bourges, há quem acredite que ela esteja no nome dos habitantes originais da região, a tribo celta dos Bituriges – embora os celtas a chamassem de Avaricon. Para outros, a etimologia está ligada a palavra germânica burg, de vila ou colina.

De toda forma, de Portugal o sobrenome se espalhou pelos Açores e de lá para o Brasil. No Rio Grande do Sul da década de 1760, entre outras, se estabeleceu a família de Antônio Silveira Borges.

Outros Borges descendem do imigrante alemão Peter Borger, nascido em Heimersheim e chegado a Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1826. Ele foi enviado para Torres, no litoral gaúcho, onde os padres católicos não falavam alemão. Seu sobrenome Borger, que tem origem em Bürger ou Burger (residentes rurais com direitos de cidadania na cidade), passou a ser escrito como Borges, como a família portuguesa. Embora hoje apresentem a mesma grafia, não há ligação entre elas.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o político gaúcho Antônio Augusto Borges de Medeiros (1863-1961), o escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), a atriz Neusa Borges e o ator Alexandre Borges.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima